Página inicial >> Editoras antroposóficas >> Histórico da Editora Antroposófica

TRINTA ANOS!

UM RELATO SOBRE A HISTÓRIA DA
EDITORA ANTROPOSÓFICA

Jacira S. Cardoso
AD VERBUM EDITORIAL
(11) 3807-468, 5522-4681, 8187-4637
www.ad-verbum-editorial.com.br



No final de agosto de 1981, um ano após iniciados grandes esforços nesse sentido, nascia oficialmente a Editora Antroposófica, fruto do empenho conjunto de um grupo de pessoas em torno de um mesmo ideal: viabilizar a publicação dos livros de Antroposofia no Brasil.

Tendo evoluído de um trabalho editorial que iniciamos em 1976 no âmbito interno da Escola Rudolf Steiner de São Paulo, a Editora veio concretizar uma sugestão de nossa parte ao Dr. Rudolf Lanz — presidente da Associação Pedagógica Rudolf Steiner (mantenedora da Escola), professor e tradutor —, no sentido de fundarmos uma instituição editorial com estrutura independente, apta a atender à crescente demanda por literatura antroposófica em português. De início considerada ‘utópica’, a sugestão foi logo acolhida por outras pessoas, que passaram a reunir-se regularmente conosco a fim de planejarmos a realização da ideia. Foi assim que se formou o núcleo fundador, composto por Rudolf Lanz, Pedro Schmidt, Heinz Wilda e Jacira Cardoso (desde então membros permanentes), e ainda Alcides Grandisoli e Karin Glass. No decorrer do tempo, esse núcleo foi ampliado por sucessivos colaboradores do Conselho Editorial — como Erika Reimann, Bruno Callegaro, Wolf Gauer, Alberto Löwenheim, Gerard Bannwart, Geert Suwelack, Günter Kollert, Dietrich Hagemann, Marco Bertalot, Sérgio Corrêa, José Luiz Fonseca, entre outros. Inúmeras foram as contribuições de todas estas pessoas para a consolidação e a evolução do projeto inicial. A elas se somou o fundamental apoio da Associação Tobias e de outras instituições, bem como a dedicada colaboração de todos os funcionários.

Na virada do século, em 2000, a Editora inaugurou a primeira loja virtual antroposófica do mundo (outras editoras estrangeiras já possuíam sites, porém sem e-commerce), e em 2006, aos 25 anos, havia atingido o marco de mais de 1 milhão de exemplares de livros publicados, entre edições e reedições.

Tendo sido responsável, como gerente editorial, por todas as publicações da Editora até julho de 2007 — e desde 2008 pela produção editorial de vários títulos, como editora independente —, eu gostaria de registrar junto aos amigos leitores de Antroposofia a passagem desta ocasião, significativa para todos nós.

Cordialmente,
Jacira S. Cardoso

Original: 31/8/11

Topo (top)