Seção para a Busca Espiritual dos Jovens

(Sektion für das Geistesstreben der Jugend)

Elizabeth Wirsching
(Dirigente da Seção de Jovens no Goetheanum)

Texto do Boletim Anual 2000 da Sociedade Antroposófica Geral
Tradução e adaptação: Olivia Girard

 

Em cada ser humano dormem habilidades espirituais, que na adolescência se evidenciam com toda a força através das perguntas existenciais: por que estou aqui? De onde eu venho? Para onde vou? Quem sou eu?

Na adolescência, por meio dessas habilidades, são despertados em algumas pessoas determinados âmbitos da vontade: "Algo precisa ser feito!"; em outras, desperta a simpatia, tanto para o próximo como para a situação do mundo de hoje e, ainda para outras, surge o anseio por conhecimento, pelo aprofundamento do pensar em busca da explicação de suas próprias perguntas fundamentais.

A tarefa da Seção de Jovens é promover e cuidar de todas essas facetas da busca espiritual do jovem, em sua descoberta como indivíduo. A Seção quer ser um local onde jovens com necessidades e impulsos variados possam encontrar-se, incentivarem-se uns aos outros, trocarem idéias e tornarem reais as suas iniciativas. A tarefa concreta da Seção de Jovens é então intermediar, fortalecer, aconselhar e reunir esses jovens.

Um tema especial do ano 2000 foi a formação de um trabalho de cooperação internacional, seguido de um encontro internacional de iniciativas realizado em setembro aqui em Dornach.

Para esse encontro, foram convidados jovens de várias iniciativas que são realizadas nesse momento em diversos países. Através desse contato pessoal, estabeleceu-se um trabalho de cooperação mais estreito entre os projetos que existentes nos EUA, no Brasil, na Suécia, na Sérvia, na Ucrânia e na Suíça.

Após o pequeno Encontro de Verão em 2000 "Awakening to the New Millennium" - a Seção de Jovens propôs-se, no ano de 2001, realizar novamente um grande encontro internacional no Goetheanum. O consentimento estabelecido é reunir tantos jovens quanto possível no processo de preparação e na constituição prática do Encontro. A Conferência de Verão deve propiciar e intensificar o trabalho sobre questões dos mais variados tipos, para que cada jovem sinta-se de alguma forma ligado aos outros e por meio disso possa criar forças para suas próprias iniciativas e anseios.

Logo após o Ano Novo de 2001 foi realizado o encontro "Jovens em Movimento: um aprofundamento em Arte da Fala e Euritmia" - para alunos do ensino médio. Nesse encontro surgiram perguntas que os jovens irão trabalhar no decorrer dos anos. Um encontro semelhante será realizado também no próximo ano.

Um outro trabalho a se concretizar ocorre na Seção de Jovens de São Francisco, EUA: será estabelecido um panorama das possibilidades de estágios em instituições com orientação antroposófica, ao qual se poderá ter acesso pela Internet, também pelo "site" da Seção de Jovens no Goetheanum.

Outras questões para o futuro se dão com relação a forma e ao conteúdo dos cursos de formação superior rumo à uma profissão, bem como a relação dessa de maneira moderna com a Antroposofia.

Em setembro de 2001 a Seção de Jovens convida a todos para mais um Encontro Internacional de iniciativas. Nele deverá se intensificar o trabalho sobre questões dos jovens do nosso tempo. A partir dessa conferência serão definidos os temas para o trabalho da Seção de Jovens para o próximo ano.


Acione aqui para desviar para a "home page" da Seção de Jovens.

Acione aqui para desviar para a "home page" da Sociedade Antroposófica no Brasil.