C.R.E.A.R.
Centro Recreativo Educacional Artístico Renascer

Rua Jorge Vaz da Cruz 70, 18.305-480 Capão Bonito, SP
Tel. (15) 3543-1450 - crear@cbonet.com.br - peggy.rische@gmx.net
CNPJ - 00.956.660/0001-40

Presidente: Izabel de Freitas Sacco

Inscrito nos Conselhos Municipais de Assistência Social e Direitos da Criança e do Adolescente e no Conselho Nacional de Assistência Social

Nosso Ideal

Criar condições para incentivar o ser humano a se tornar capaz, livre, independente, feliz e responsável pelos seus atos e pela comunidade. Buscamos para isto criar um local aonde exista respeito , liberdade , educação, saúde, cultura e artes.

Histórico

O CREAR encontra-se na Vila Aparecidinha, em Capão Bonito, SP, um local de condições sociais bastante difíceis. Essa vila é a maior de Capão Bonito, contando com uma população em torno de 10.000 a 12.000 pessoas. A falta de condições mínimas para um desenvolvimento sadio dessa comunidade gerou inúmeros problemas, que hoje fazem parte do dia a dia do local. Entre os problemas envolvendo crianças e mulheres, podemos destacar: subnutrição e alimentação inadequada, higiene precária, decorrente principalmente de aspectos culturais, violência, desestruturação da família, baixo rendimento e evasão escolar, uso de entorpecentes, com ênfase no alcoolismo, prostituição infantil, gravidez na adolescência, delitos praticados por criança e adolescentes e crianças trabalhando como bóias-frias.

Entre a população adulta encontramos um grande número de pessoas vitimadas pelo alcoolismo. São poucas as pessoas que possuem um emprego regular, e até mesmo a situação de sub-emprego é precária, uma vez que se trata principalmente de trabalho como bóia-fria, ou seja, sazonal e de amplitude variável.

Com a proposta de tentar mudar este quadro sombrio, nasceu em 1988 o projeto CREAR. Nesse ano um grupo de voluntários iniciou um trabalho com mães daquela vila. Do estreitamento das relações entre o grupo que aí se formou, e o desejo de um trabalho mais intenso, foi conseguido por meio de comodato o uso de uma antiga escola da Vila Aparecidinha, hoje a nossa sede. Isto foi em 1994, ano em que a associação foi juridicamente constituída, juntamente com o início das atividades da primeira sala de creche.

De lá para cá muito se trabalhou, parcerias foram feitas e a família CREAR cresceu.

Características

Hoje são atendidas diariamente 222 crianças e jovens de 1 a 18 anos, sendo:

Dentro das atividades com jovens, desenvolvemos também um projeto contemplando jovens de 14 a 18 anos, "Educação e Conservação Ambiental". Fazem parte desse grupo 20 jovens que realizam vivências em horta no sistema orgânico, garantindo assim a sustentabilidade, com atividades teóricas e práticas, bem como ritmos para fortalecimento do ser humano. São acompanhados e orientados por profissionais da área, recebendo informações sobre meio ambiente, pesquisa, diagnóstico e capacitação.

O objetivo do trabalho nesses grupos é estimular o jovem a desenvolver relações pessoais sadias que lhe dêem estrutura para que, como adulto, seja feliz, responsável, cidadão.

O programa de atividades do CREAR é realizado com base na Pedagogia Waldorf.

Uma médica voluntária atende, quinzenalmente, a todas as crianças, contribuindo assim para a saúde do grupo.

O CREAR procura, também, incentivar seus profissionais a participarem de cursos e procurarem se aprimorar em seu trabalho. Com os professores e monitores da pré-escola são realizadas reuniões semanais de estudo sobre a Pedagogia Waldorf, e curso de introdução à flauta e à lira Kantele. Para todos os funcionários é realizada uma reunião mensalmente, para estudo do ser humano e estudo da pedagogia social antroposófica.

Para as famílias, são realizadas oficinas sócio-educativa e cultural, de segunda a 5a. feira, onde são realizadas atividades de artesanatos, em grupos de 10 mães por horário. São realizadas visitas semanais às famílias consideradas de risco, geralmente às 6as. Feiras, bem como visitas para acompanhamento e orientações às famílias com algum problema específico.

O CREAR quer crescer cada vez mais e, junto com a comunidade, desenvolver um trabalho integral, que busque o ser humano em sua totalidade, em todas as faixas etárias. Por isso o nosso trabalho de constante aperfeiçoamento e busca de novos parceiros. Temos muito para caminhar, mas os primeiros passos já foram dados. Se você acredita neste tipo de trabalho e tem algo a contribuir, entre em contato conosco.

Uma sociedade mais justa, humana e fraterna é direito e dever de todos nós.