Associação Crianças do Vale de Luz

Rua João Alberto Knust, 21, Conselheiro Paulino, 28.635-460 Nova Friburgo, RJ
Tel. (22) 2527-1389/ Fax -5719
acvluz@netflash.com.br - www.acvluz.org.br
CNPJ: 39.497.938/0001-02

Apresentação Institucional

Somos uma Organização da Sociedade Civil gerada há 12 anos a partir do sonho de tirar crianças carentes das ruas de Nova Friburgo, oferecendo-lhes a oportunidade de despertar a esperança para a construção de um futuro mais digno por meio da arte, da educação e do convívio social. Assim surgiu a Escola Comunitária Municipal do Vale de Luz, na área rural da cidade de Friburgo e, depois, a Escola Municipal Cecília Meireles, na área urbana do bairro de Cascatinha.

Todo o nosso trabalho é norteado pela missão "Criar condições para que crianças e jovens, prioritariamente carentes, tenham a oportunidade de transformar suas capacidades pessoais em habilidades socialmente construtivas".

Nossa história

Em 04 de março de 1991, o casal de professores Mariane Canella e Tião Guerra, após anos trabalhando como educadores e artistas junto a crianças de rua, deram início à realização de uma escola que viesse atender seu objetivo de unir a vida "alegre e livre das ruas" ao cotidiano escolar: foi assim que nasceu a Escola Comunitária Municipal Vale de Luz. No início, atendia 16 crianças recolhidas nas proximidades de suas casas, na zona rural e favelizada de Nova Friburgo. Hoje 13 anos depois acolhe 170 alunos, em turno integral, do jardim de infância ao 7 ano do Ensino Fundamental (com implementação gradativa), seguindo a orientação da Pedagogia Waldorf. Atendemos também uma classe de Pedagogia Curativa, acolhendo crianças portadoras de necessidades especiais. As crianças participam de oficinas diárias de música, pintura, desenho, trabalhos manuais, padaria, jardinagem, agricultura e reforço escolar.

A necessidade da existência de uma pessoa jurídica que falasse em nome do trabalho criou, em 29 de fevereiro de 1992, a Associação Crianças do Vale de Luz (ACVLuz), a qual começava, a partir de então, a gerir e prover à escola todos os recursos conseguidos através de doações advindas das mais diversas esferas da sociedade.

Em outubro de 1996, após um ano de negociações, a Escola Vale de Luz foi finalmente municipalizada a partir de um convênio firmado entre a Prefeitura e a ACVLuz. Assim sendo, passou a ser possível oferecer à comunidade um ensino de qualidade, com a Pedagogia Waldorf, em escolas gratuitas (educação pública).

Em agosto de 2000, a ACVLuz ampliou seu atendimento em outro bairro da cidade de Nova Friburgo (Cascatinha), na Creche Cecília Meireles inicialmente como anexo da Escola Vale de Luz e, desde abril de 2004, como escola pública emancipada, independente. Lá são atendidas 140 crianças com idades de 2 a 8 anos, em período integral, sendo que as 5 classes de Educação Infantil funcionam em sistema de Creche (com mais de 11 horas de funcionamento por dia) e o Ensino Fundamental está em fase de implantação gradativa. São oferecidas 4 refeições diárias e a atenção é voltada para as necessidades físicas, sociais e acadêmicas específicas de cada idade. Seguindo a orientação da Pedagogia Waldorf, desde o maternal as crianças convivem e vivenciam a arte com versos, músicas, pinturas em aquarela, modelagem com cera de abelha, desenho e atividades culinárias.

Iniciou-se também nesse ano o Centro de Formação e Desenvolvimento, com o início do Curso Brasil, destinado à formação de professores na Pedagogia Waldorf.

Hoje a Associação ajuda a manter essas três obras: as duas escolas públicas integradas à rede municipal que atendem aproximadamente 310 crianças de 2 a 14 anos, em turno integral; oferecem da Educação Infantil ao 7 ano de Ensino Fundamental, baseados na Pedagogia Waldorf, incluindo alimentação e serviços médico-odontológicos para seus alunos, funcionários, professores e para cerca de 240 famílias das comunidades escolares. Cabe à ACVLuz apoiar toda a manutenção física das escolas, bem como complementar as despesas com recursos humanos, uma vez que o quadro das escolas com ensino baseado na Pedagogia Waldorf não coincide com os quadros da rede pública. No Centro de Formação, vários cursos de projetos ligados à formação de lideranças comunitárias e de desenvolvimento humano são oferecidos à comunidade local e de outros estados. Apóia-se, aqui, a formação dos colaboradores das escolas, de acordo com as necessidades prioritárias para os indivíduos e a Instituição. Hoje, temos 54 profissionais ligados à educação de crianças e jovens, concluindo a 1 turma do Curso Brasil de Formação em Pedagogia Waldorf, com duração de 4 anos e, ainda, uma nova turma será iniciada em 2005.

Fontes Financiadoras Principais convênios e parcerias (contribuições regulares):

Além dessas organizações, a comunidade (pessoas físicas e jurídicas) é sempre convidada a apoiar nossos projetos. Este apoio se dá, por exemplo, através de doações de bens, de recursos financeiros ou serviços e também pela atuação/ presença em apresentações públicas ou internas de eventos dos alunos. Como forma de geração interna de renda a Associação Crianças do Vale de Luz promove campanhas de apadrinhamento institucional e/ou individual, bem como produz projetos diversos com propostas de parceria encaminhados a indivíduos, empresas e organizações nacionais e internacionais.

Esse movimento de captação é indispensável para a continuidade de nosso trabalho, uma vez que o convênio existente com a Prefeitura cobre somente a merenda escolar e a contratação de funcionários ligados à rede municipal. Fora isso, as demais despesas (saúde, manutenção física das escolas, obras, contratação de professores e funcionários que excedem o quadro da Secretaria Municipal de Educação etc.) ficam sob a responsabilidade da nossa Associação.

Nova Friburgo, 20 de agosto de 2004
Diretoria da Associação Crianças do Vale de Luz