José Renato Ferraz

Imprimir

Nascido em 17/9/92, desde os oito anos José Renato locomove-se em cadeira de rodas, devido à patologia que o acomete (distrofia muscular de Duchenne). Todos os seus movimentos corporais são prejudicados pela patologia, que compromete progressivamente a totalidade da musculatura de sustentação corpórea.

O ato de pintar é muito difícil para ele, privado que é também dos movimentos de seus braços. Entretanto pinta com suavidade, beleza e criatividade. Mas a pintura só se tornou possível em sua vida graças ao talento, criatividade e dedicação de Maria Cabreira, que o iniciou, ainda menino, no mundo das Artes. Malena Martinez, com as mesmas qualidades, deu continuação ao trabalho artístico através das aulas de aquarela ministradas em sua casa em Botucatu.

Atualmente José Renato reside em Piracicaba/SP, onde conta com o apoio da terapeuta artística Myrian Porto, que o acompanha e o auxilia em sua jornada pela vida por meio da arte.

Sua produção artística revela ao mundo algo muito além de seus quadros: a concretização da superação humana, tornada possível pela solidariedade e vivência da plena amorosidade de um ser humano para com outro, com uma pessoa oferecendo à outra o melhor de si, sem se
focar nos resultados e sim no processo. E mesmo assim, ou talvez por isso mesmo, o resultado chega pleno de beleza.

 

 

Acione cada imagem desta página para vê-la aumentada

 

A venda de seus quadros e cartões, além de colocar no mundo parte da grande beleza que permeia todo o processo de criação de seus trabalhos e o resultado final, também se reveste de especial importância por possibilitar-lhe que se torne produtivo, iniciando assim o processo de passagem da juventude para a vida adulta.

Entre em contato com o José Renato, ele certamente ficará feliz! O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Exposições

GALERIA

(Aquarelas, algumas com adição de giz pastel ou giz de lousa)
 
 
Portuguese Dutch English French German Italian Spanish
© 2016 SAB - Sociedade Antroposófica no Brasil, desenvolvido por Contraste Studio