Associação Beneficente Tobias

Imprimir

Surgimento e Consolidação

A Associação Tobias iniciou suas atividades na área de saúde como mantenedora da Clínica Tobias (1969) e, depois, estendeu seu campo de ação à Agricultura Biodinâmica (1974).

A atuação da Associação Tobias tornou-se mais efetiva a partir de 1975, quando recebeu como doação uma parcela relevante da propriedade de uma indústria nacional de porte médio. Isso permitiu à Associação Tobias ampliar suas metas iniciais e criou as condições para fundar e manter iniciativas sociais e culturais, além de apoiar a formação profissional e a pesquisa. Esta doação, que deu um impulso decisivo no trabalho da Associação Tobias, é uma decorrência da seguinte filosofia do doador:

  • "O capital pode contribuir significativamente na reversão dos problemas sociais e no desenvolvimento cultural."
  • "O capital que só visa gerar mais capital não é saudável, pois pode provocar crescimento no tamanho e no poder das organizações sem levar em conta as questões sociais."
  • "A sucessão hereditária da maior parcela do capital pode provocar, entre os herdeiros, desentendimentos nocivos à empresa. Esse perigo é minimizado pela existência de um acionista majoritário sem interesses pessoais."

Áreas de Atuação - Hoje, a Associação Tobias é reconhecida como uma entidade filantrópica de utilidade pública federal e atua na Medicina Social, Agroecologia, Educação e Arte.

Medicina Social

Saúde na favela Monte Azul - A Associação Tobias subvenciona a prestação de serviços de clínicos gerais, pediatras, psiquiatras, psicólogos, dentistas e fonoaudiólogos do ambulatório da favela Monte Azul (São Paulo). O serviço de saúde gratuito atende 803 crianças e adolescentes dos programas pedagógicos da Associação Comunitária Monte Azul, a população das favelas Monte Azul e Peínha e as crianças com AIDS da entidades CRI.

Medicina preventiva - O ambulatório realiza campanhas educativas sobre alimentação, higiene, prevenção da cárie, alcoolismo e doenças epidêmicas, como cólera e AIDS. Além disso, orienta o planejamento familiar e a educação sexual.

Resultados : Menor incidência de verminose, desidratação, escabiose (sarna) e surtos epidêmico; mortalidade infantil praticamente nula e menor índice de gravidez em adolescentes.

Atendimento médico em favela de M.G. - Na favela Primeiro de Maio, em Belo Horizonte,uma médica implantou um sistema de medicina familiar, além de atender crianças da entidade social S.E.J.A.. Médicos, massagistas, terapeutas e psicólogos, participam voluntariamente desse projeto. A Associação Tobias subvenciona o trabalho desta médica e criou um estoque de medicamentos para uso da equipe.

Educação aos portadores de necessidades especiais - A Casa do Sol, escola para excepcionais, atende casos de epilepsia, autismo, paralisia cerebral e síndrome de Down. A Associação Tobias cede o imóvel onde a entidade está instalada e dá uma contribuição mensal. A equipe de médicos, psicólogos e pedagogos da Casa do Sol desenvolve o programa escolar: aulas de alfabetização, desenho, canto e música e atividades de caráter profissional, como culinária, horticultura, tecelagem, cerâmica e costura. Também dão orientação aos pais sobre a doença e desenvolvimento do excepcional e sobre o convívio familiar.

A Associação Tobias também apoia terapias para crianças carentes na área rural.

Agroecologia

Preservação do meio ambiente e produção de alimentos sem resíduos tóxicos

Estância Demétria - É uma fazenda biodinâmica fundada em 1975 pela Associação Tobias em conjunto com um grupo de jovens agricultores com experiência no método biodinâmico. A Associação Tobias administrou e manteve a Estância Demétria até 1993. Durante este período, realizou vários investimentos para melhorar sua infra-estrutura: instalações, equipamentos, implementos agrícolas, veículos e cabeças de gado.

Os produtos da Demétria são livres de resíduos tóxicos, pois não se utilizam defensivos nem fertilizantes artificiais nas plantações, tampouco antibióticos ou hormônios na produção de leite. Desta forma, as verduras, legumes e laticínios são saudáveis e preservam o sabor autêntico.

Ação Multiplicadora - Pioneira na biodinâmica, a Estância Demétria tornou-se um centro de referência, sendo visitada por produtores e técnicos agrícolas de várias regiões interessados por uma agricultura ambientalmente viável. Estes agricultores procuram a fazenda para realizar estágios e cursos.

Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural (IBD) - Fundado em 1983 pela Associação Tobias, o IBD realiza (dados numéricos atualizados fornecidos em 8/10/04 por Álvaro Bueno (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ):

1. Pesquisas - São realizadas em parceria com instituições como ESALQ-USP e UNESP. A Associação Tobias garante recursos para o trabalho dos pesquisadores.

2. Certificação - Comprova o cultivo dos produtos sem agrotóxicos pelo método biodinâmico ou orgânico e garante sua qualidade frente aos consumidores. Todos os custos dos selos de qualidade para a certificação bem como dos registros no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) foram cobertos pela Associação Tobias até 1996. São 730 projetos certificados na América Latina, em aproximadamente 300.000 ha de área cultivada por aproximadamente 4.000 produtores de café, cacau, soja, hortaliças, citrus, mate, framboesa, açúcar, caju, dendê, banana e cereais para o mercado nacional (feiras e supermercados) e para o Japão, E.U.A. e Comunidade Européia.

3. Projetos de Desenvolvimento Rural - O IBD estabelece o contato entre associações de pequenos produtores e o mercado externo e já mobilizou US$ 450 mil para financiar projetos de pequenos produtores certificados. Também credenciou consultores para que esses agricultores tenham orientação técnica qualificada.

O Apoio da Associação Tobias - De 1983 a 1993 a Associação Tobias cobriu quase a totalidade do orçamento do Instituto. Hoje, devido à crescente consolidação e expansão de seu trabalho, o IBD já conseguiu certa autosuficiência, pois gera 70% de suas receitas.

Educação

Formação Profissional de Professores - A Associação Tobias apoia o Centro de Formação de Professores Waldorf de São Paulo (reconhecido pelo MEC), que forma professores de várias regiões do Brasil e da América Latina. Também contribui com a reciclagem de professores da Escola Livre Porto Cuiabá-MT.

Escolas em Regiões Rurais - A Associação Tobias apoia escolas Waldorf que oferecem ensino fundamental no campo. Nessas escolas, filhos de trabalhadores rurais têm ensino de boa qualidade com a mesma oportunidade que as crianças de classes sociais mais favorecidas.

Escola Município Serviços
Aitiara – Escola no Campo Botucatu – SP Ensino Fundamental (até sétimo ano), Jardim de Infância, Maternal. Trabalhos manuais e danças folclóricas.
Escola Araucária Camanducaia - MG Ensino Fundamental completo e Jardim de Infância. Matérias básicas, artes plásticas, música, marcenaria, horta, teatro, línguas estrangeiras.

Creches e Jardins de Infância em regiões carentes - Em bairros periféricos sem infra-estrutura, em favelas e na área rural, a Associação Tobias apoia financeiramente o atendimento pedagógico para crianças em idade pré-escolar. Num ambiente aconchegante, os alunos ouvem estórias, aprendem hábitos de higiene, pintam, desenham, fazem pão e pequenas encenações.

Entidade Local Serviços
União dos Moradores da Favela Jardim Boa Vista Favela Jardim Boa Vista Creche
Escolinha dos Pequenos Mirantão-MG Jardim e pré-escola
Vale de Luz Nova Friburgo-RJ Do Jardim de Infância à quarta série. Trabalhos manuais e artes
O Semeador Zona Sul de São Paulo Creche, Jardim de Infância e reforço escolar
ARCO Zona Sul de São Paulo Pré-escola, reforço escolar (para evitar evasão escolar), creche e Jardim de Infância

Livros pedagógicos

A Associação Tobias também financia a edição de livros para o ensino.

Artes

A Associação Tobias apoia os cursos do Centro de Artes e o trabalho artístico do Grupo de Euritmia:

Centro de Artes - Oferece cursos fundamentais e formação profissional em escultura, pintura e euritmia. O curso de pintura se fundamenta no estudo da cromatologia desenvolvido por Goethe e o de escultura procura realizar metamorfoses orgânicas. Na euritmia, os alunos aprendem a arte de transmitir através de movimentos corporais, tanto a expressão musical quanto a verbal, tornando-as acessíveis à observação visual.

Grupo de Euritmia de São Paulo - É composto por artistas formados na Europa que desenvolvem a euritmia de acordo com a música erudita e a literatura brasileiras. O grupo divulga seu trabalho ao público infantil e adulto, com respectivos programas anuais em turnês pelo Brasil, América Latina e Europa.


Última atualização: 8/10/04

 

Portuguese Dutch English French German Italian Spanish
© 2016 SAB - Sociedade Antroposófica no Brasil, desenvolvido por Contraste Studio