Ciclo de encontros com a educação

Imprimir

web Entrada franca

O que é?

O Ciclo de Encontros com a Educação propõe diálogos inspiradores e instigantes, para que nos aproximemos do que há de mais fundamental na educação. Cada encontro durará três horas e, mais do que apenas uma conversa com palestrantes, será uma experiência para que as pessoas repensem seu olhar sobre o tema. Para alinhavar as conversas, contaremos com a presença de André Gravatá, jornalista e coautor do livro Volta ao mundo em 13 escolas.  

Como vai acontecer?

Mais do que um encontro de palestras, convidamos você para uma experiência de aprendizado coletivo, para juntos tecermos as novas respostas e perguntas sobre a essência dos inspiradores processos de educação que estão emergindo no nosso tempo.

19h30 - Entrada com provocações - O público receberá uma questão: Quais são as suas perguntas sobre o tema da noite?

20h00 - Ebulição de ideias - Apresentações curtas com palestrantes.

20h40 - Reflexões coletivas - Momento para trocarmos ideias sobre as apresentações dos convidados.

21h00 - Café com prosa - Intervalo e ao mesmo tempo imersão em um World Café* para polinizar as mentes e arejar as ideias.

21h40 - Fechamento com outras interrogações e reflexão sobre o fluxo do encontro a partir de um painel sobre a narrativa que se desenvolveu durante a noite.

* World Café é uma metodologia para facilitar conversas, criada na Califórnia, EUA.

Local:

Espaço Cultural Rudolf Steiner 

Rua da Fraternidade 156, Alto da Boa Vista - São Paulo

+info: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  (11) 5546 8866 (das 14h às18h)

RESERVE SUA VAGA.

 

 

19 de Março - Teatro na escola

19 de Março - das 19h30 às 22h

Qual o potencial terapêutico do teatro na escola?

A formação do indivíduo na vivência do palco 

Painelistas:

JOSEF YAARI – psicólogo, terapeuta familiar, pedagogo e fundador do Colégio Micael. 

LEONARDO CORTEZ – dramaturgo, ator brasileiro e diretor, formado em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

AMAURI FALSETI - é fundador e diretor da Cia. Paidéia de Teatro e Cia. Jovem Paidéia de Teatro. Trabalha com jovens em Frankfurt e realiza workshop com jovens do projeto Auf dem Weg em Herne, Alemanha. Dirige espetáculos em escolas Waldorf. Em 2009 recebeu os prêmios APCA e Femsa. 

HELENA TREVISAN – psicóloga e autora do livro “Filhos Felizes na Escola -Pedagogia Waldorf, o ensino pela arte”. 

RESERVE SUA VAGA.

teatro

26 de Março - Neurociência

26 de Março - das 19h30 às 22h

Contribuições à pedagogia 

Aceleradora da mudança nos processos pedagógicos

Novos paradigmas 

PAINELISTAS:

DR. MAURÍCIO BALDISSIN - Neurocirurgião com mestrado em neurologia pela Unicamp e médico antroposófico. Dirige a Clínica de Neurodiagnose & Neuroterapêutica, é docente do Departamento de Cirurgia da FMJ e da Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem.

DR. RICARDO GHELMAN – Médico pediatra e clínico geral, membro da coordenação do Núcleo de Medicina Antroposófica (Numa).

DR. RÔMULO DE MELLO SILVA - Médico e docente da Formação em Medicina Antroposófica da ABMA.

DR. ERASMO BARBANTE CASELLA - Neuropediatra. (A confirmar)

RESERVE SUA VAGA.

16 de Abril - Bullying

16 de Abril - das 19h30 às 22h

Como lidar? A banalização do mal

O despertar de cada um

A geração do mau comportamento

PAINELISTAS:

ALFREDO RHEINGANTZ - professor Waldorf, graduado em Educação Waldorf pelo Emerson College, na Inglaterra, especializado Ensino Médio Waldorf. Gestor da SAB, diretor da Associação Pedagógica Rudolf Steiner e da Editora Antroposófica. Participa do comitê de formação de professores do Instituto ABCD. 

ANGÉLICA GARCIA - formada em Administração pela FEA/USP e, atualmente, faz mestrado em Empreendedorismo Social na mesma faculdade. É uma das fundadoras do Design for Change no Brasil.

CAROLINA PASQUALI - formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, tem Mestrado em Gestão realizado em Madri, na Espanha. Trouxe o Design for Change para o Brasil. Hoje atua como coordenadora de mobilização e comunicação do Instituto Alana.

MAR'JUNIOR - ator, diretor, produtor, empresário, compositor, autor teatral, roteirista e escritor; Fundou a Cia Atores de Mar' junto com seus filhos em junho de 2002. Em 2004, fundou a Escola de Teatro da Cia Atores de Mar' e, em 2010, fundou a ONG Alpha - Associação das Artes e Cultura na qual é o vice-presidente. Desenvolve um trabalho com bullying por todo o país desde 2004.

RESERVE SUA VAGA.

30 de Abril - Abuso sexual

Das 19h30 às 22h

Tabu? 

Por que o silêncio?

Não tratamos pois é pouco frequente ou por que é perigoso falar? 

PAINELISTAS:

ANGELO MONESI, psicólogo, psicoterapeuta sexual, especializado em Sexualidade Humana, e co-autor de vários livros na área. Professor universitário; Diretor de entidades, serviços e clínicas de referência, para tratamentos de problemas sexuais. Formação Biográfica de 2000 a 2005, Pai Waldorf; coordena grupos de desenvolvimento para pais; co-fundador da Jardim Waldorf Girassol (SP).

RAQUEL CALCINA - Associação Comunitária Monte Azul - Formada em Andministração, trabalha com psicodrama pedagógico. É coordenadora da formação de educadores Mainumby, da Monte Azul. 

SANDRA STIRBULOV - psicóloga da ABPA (Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos 

RESERVE SUA VAGA.

abuso

21 de Maio - Novas tecnologias

Das 19h30 às 22h 

Impactos das novas tecnologias na educação 

Quando elas são bem vindas? como auxiliam o desabrochar das inteligências?

E a substituição do papel e presença do professor pelas novas tecnologias? quando ocorre e quais seus impactos na ética e moralidade dos jovens?

Professor x máguina, é uma dualidade crescente? as decisões dos professores estão sendo repassadas para os softwares que já vem programados? o que significa isso?

O livre arbítrio x o controle no desenvolvimento dos saberes

PAINELISTAS: 

CAMILA HADDAD – administradora, mestre em desenvolvimento sustentável. Atualmente, se diz em processo de desescolarização. Apaixonada por educação e entusiasta de movimentos colaborativos, juntou os dois no Cinese. 

MARIANA FONSECA - editora do Porvir, site que promove a troca de conteúdos sobre inovações educacionais. Já foi editora-assistente do Le Monde Diplomatique Brasil e trabalhou em projetos de engajamento cívico on-line pela Webcitizen. 

PETER BIEKARCK – pedagogo especializado em Pedagogia Waldorf pelo Emerson College, Inglaterra. Professor da Escola Waldorf Rudolf Steiner, por 26 anos, além de consultor e tutor de escolas Waldorf. 

THIAGO FEIJÃO – ex-consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), ex-presidente da Casd, uma ONG que prepara jovens que não têm acesso à educação de qualidade para o vestibular, fundador de outras duas – a Casdinho, para alunos do ensino fundamental, e o Instituto Semear, que ajuda a população de baixa renda a se manter na universidade – e do QMágico, uma plataforma de educação. 

RESERVE SUA VAGA.

tecnologia

28 de Maio - Dificuldades de aprendizagem

Das 19h30 às 22h 

Qual a importância da diversidade cognitiva na geração de conhecimento? na composição dos saberes? e no aprendizado?

Como as dificuldades se relacionam com o desenvolvimento da moral e da ética?

PAINELISTAS: 

BEATRIZ DE PAULA SOUZA - psicóloga e coordenadora do Serviço de Orientação à Queixa Escolar, do Instituto de Psicologia da USP. Representante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

CAROLINA NIKAEDO – psicóloga e integrante da equipe do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN/UNIFESP). Como parte do doutorado, desenvolve pesquisas na área de desenvolvimento cognitivo infantil. É membro do Comitê de Educação do Instituto ABCD. 

CAROLINA TOLEDO PIZA – Psicóloga e neuropsicóloga, mestre em ciências pela UNIFESP. Coordenadora do Núcleo de Atendimento do Centro de Neuropsicologia Interdisciplinar (CPN/NANI) e do Instituto ABCD. 

RITA RAHME – médica antroposófica, presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica. 

 

RESERVE SUA VAGA.

 dificuldade

4 de Junho - Propostas educacionais inspiradoras

Das 19h30 às 22h 

PAINELISTAS: 

BIA GOULART - arquiteta-urbanista que, no seu atelier “Cenários Pedagógicos”, desenvolve projetos de espaços educativos públicos, escolares e urbanos, através de metodologias participativas e interdisciplinares. 

HELENA TREVISAN – autora do livro “Filhos felizes na escola: pedagogia Waldorf, o ensino pela arte” e mãe e avó de alunos Waldorf. 

NATACHA COSTA - diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz. Formada em psicologia, com experiência na formação de professores, líderes comunitários e gestores públicos. 

TIÃO GUERRA - pedagogo, com especializações em Pedagogia Waldorf e Pedagogia Social. Também é músico e fundador da Associação Crianças do Vale de Luz. 

REGINA MACHADO STEURER - Arquiteta e urbanista formada na Universidade Santa Ursula no Rio e em teologia pastoral pelo Instituto Lumen Vitae de Bruxelas. Trabalhou na Pastoral de Favelas do Rio de Janeiro. No Centro de Direitos Humanos da Paraíba. Na Pastoral da Terra e MST em São Mateus no ES, no Movimento de Favelas em São Paulo. Trabalhei em habitação popular na gestão de Luisa Erundina em São Paulo. Sou sócia da Reúna, escritório de arquitetura que atende comunidades eclesiais na reforma e construção de seus espaços de celebração. É co-fundadora do Projeto Âncora onde atua como diretora e conselheira desde 1995.

RESERVE SUA VAGA.

teatro-na-escola facilitacao 

painel-neurociencia-copia

bullying

abusosexual web

gostaris-de 

nosso esforco

Portuguese Dutch English French German Italian Spanish
© 2016 SAB - Sociedade Antroposófica no Brasil, desenvolvido por Contraste Studio