História

Imprimir
Escrito por Waldemar Setzer

PRÁTICAS DE ENSINO DE HISTÓRIA EM ESCOLAS WALDORF

Introdução

Esta subseção do site da Sociedade Antroposófica no Brasil tem a finalidade de prover textos com relatos sobre experiências no ensino de "épocas" (períodos de algumas semanas, com uma única matéria principal em cada dia letivo) de história em escolas Waldorf no Brasil e no mundo, bem como textos suplementares. Espera-se que esse material possa servir de subsídio para professores na preparação de suas épocas.

A responsável por esta subseção é a profa. Monica von Beckedorff <O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. >, a quem devem ser enviados os relatos e material de apoio, bem como sugestões e correções.

Última atualização: 7/7/10

Relatos de épocas ministradas

Sugestão de organização dos relatos:

1. Professor, escola, classe (ano, 1 a 12)
2. Duração da época, data em que foi ministrada
3. Tópicos abordados e duração de cada um
4. Bibliografia
5. Vivências especiais
6. Entrosamento com outras matérias
7. Reação dos alunos
8. Comentários do professor
9. Sugestões de melhorias

Até o momento não há nenhum relato enviado

Material de apoio

(Ao enviar um texto, procure seguir o padrão dos que já estão armazenados.)

  • 8º ano. "O retrospecto", copiado de Geoffrey Blainey, Uma breve história do século XX. São Paulo: Ed. Fundamento Educacional, 2009, cap.27, pp. 306-309
  • "Por que o Brasil não 'deu tão certo' como os Estados Unidos?" Trecho do livro do jornalista Ricardo Lessa, Brasil e Estados Unidos: o que fez a diferença com comentários de João Paulo Mendes Carneiro. Armazenado (em .doc) com pequenas revisões, sem alteração do texto recebido. O texto foi encaminhado por João Corbisier a Luiz Barata.
Portuguese Dutch English French German Italian Spanish
© 2016 SAB - Sociedade Antroposófica no Brasil, desenvolvido por Contraste Studio