Vídeos

Sobre temas antroposóficos

Atenção: todos os vídeos deste site estão nesta seção. Vídeos pertinentes a outras seções são mencionados nelas mas apontam para esta.

Antroposofia

Acesse aqui as gravações das palestras promovidas pela Seção de Antroposofia Geral do Goetheanum.

The Challenge of Rudolf Steiner, de Jonathan Stedall, versão em inglês sem legendas e versão com legendas em italiano, com vários depoimentos de antropósofos. (*)

A metamorfose dos sentidos inferiores em superiores, palestra proferida por Sonia L. Setzer, para o programa Momentos de Antroposofia da Sociedade Antroposófica em Portugal, em 28/2/2024.

Artes

Sounding bowls, palestra de Tobias Kaye

Vídeo, em inglês, com uma palestra proferida em 19/5/24 para a organização Mystech, que promove estudos e congressos sobre ciência e tecnologia do ponto de vista da antroposofia. Inspirado na antroposofia, Tobias desenvolveu um novo instrumento musical, uma espécie de lira circular feita com um só pedaço de tronco de árvore, que ele denominou sounding bowl (gamela sonora), que produz sons muito especiais. Digno de nota é a sua descrição de várias aplicações terapêuticas. Para o vídeo, clique aqui. Para o site dos sounding bowls com muitos exemplos, clique aqui.   Novo!  29/5/2024

Biografias

Veja aqui a palestra de Peter Selg (26/4/2023, em inglês) sobre a vida de Traute L. Page, que faleceu em março de 2023 aos 103 anos. No quadro de vídeos, no canto superior esquerdo, clique na setinha para baixo e selecione o vídeo "Personal memories of Traute...". 

Ciência e tecnologia

Flowforms, forma e movimento: conheça o fluxo vivo da água através da técnica dos flowforms, e seu criador John Wilkes. (*)

A queda do pensamento cósmico no ser humano e as quedas do pensamento humano na matéria; Mikhael e a tecnologia. Clique aqui. Palestra de Valdemar W. Setzer, por ocasião do Festival de Micael, setembro de 2023.

Sinopse: inicialmente o pensamento humano era inspirado pela divindade. Depois, ele passa a poder gerar seus próximos pensamentos, e com isso passa a colocá-los na matéria, sob a forma do projeto, construção e funcionamento das máquinas, o que se deu em 4 grandes passos. Conhecendo-se os impulsos de Mikhael pode-se colocar as máquinas em seu devido lugar. Qual é a missão da tecnologia?

Sounding bowls, palestra de Tobias Kaye   Novo!  29/5/2024

Veja em Artes

O lado noturno da óptica, palestra de Matthias Rang  Novo!  30/5/2024

Vídeo, com legendas em inglês, produzido pela seção de Ciência Natural da Escola de Ciência do Espírito, no Goetheanum. Mostra trechos de uma palestra apresentando uma interessante descoberta de que os seres vivos emitem luminescência, tendo-se usado essa propriedade para mostrar uma diferença física marcante entre ovos biodinâmicos, orgânicos e de cultivo tradicional. Para a prévia do vídeo, clique aqui. O vídeo com a palestra completa pode ser adquirido mediante assinatura do Goetheanum TV, na página de abertura**.

Críticas à antroposofia e a Rudolf Steiner

Nesta série de vídeos intitulada Em defesa da antroposofia, Valdemar W. Setzer argumenta de forma clara, entusiasmada e séria, contra as críticas infundadas a Rudolf Steiner e à antroposofia, escritas por Carlos Orsi e Natalia Pasternak no capítulo Antroposofia do livro Que bobagem! Pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério (São Paulo: Contexto, 2023, pp. 269 a 285). Valdemar analisa detalhadamente várias críticas feitas pelos autores, tendo como guia sua resenha redigida especialmente para alertar ao público em geral dos equívocos, inverdades, ridicularizações e calúnias expressos por Orsi e Pasternak ao publicar o superficial e mal embasado capítulo Antroposofia do livro Que bobagem!.

Esses vídeos estão sendo progressivamente colocados no YouTube, onde aparecem comentários dos interessados; cada parte desvia para a parte seguinte no seu final. Clique aqui para assistir à primeira parte no YouTube (ao final de cada parte há um desvio automático para a seguinte).


Em defesa da antroposofia - parte 1

Por que uma resenha do capítulo "Antroposofia" do livro "Que Bobagem!"?

Nesta primeira parte, Valdemar Setzer faz uma rápida introdução à sua defesa e dá sugestões de como se ler sua resenha para aqueles que gostariam de se aprofundar em temas específicos ou ter um resumo geral das críticas e defesas.

 

Em defesa da antroposofia - parte 2

Quais as principais críticas do livro à antroposofia e a Rudolf Steiner?

Nesta segunda parte, Valdemar Setzer discorre sobre as seguintes críticas: "Rudolf Steiner não foi um filósofo"; "Rudolf Steiner não foi um educador"; "Rudolf Steiner foi um líder messiânico" e “Afinidades com a mitologia racial do nazismo e associação com o nazismo”.

 

Em defesa da antroposofia - parte 3

Quais as principais críticas do livro à antroposofia e a Rudolf Steiner? (continuação)

Nesta terceira parte, Valdemar Setzer discorre sobre as seguintes críticas: "Rudolf Steiner foi um genocida"; "Rudolf Steiner baseou-se na Teosofia" e "Antroposofia em pé de igualdade com as ciências."

Em defesa da antroposofia - parte 4

Quais as principais críticas do livro à antroposofia e a Rudolf Steiner? (continuação)

Nesta quarta parte, Valdemar Setzer discorre sobre as seguintes críticas: "Contradição com fatos históricos documentados"; "A antroposofia é uma coleção de delírios"; "Rudolf Steiner tinha um ego monumental"; "Rudolf Steiner desprezava os médiuns"; "Rudolf Steiner rejeitava elementos asiáticos, budistas e hinduístas"; "Rudolf Steiner deu uma visão de sistema mitológico para a antroposofia" e "A antroposofia é inadequada a pessoas de reflexão".

Em defesa da antroposofia - parte 5

Quais as principais críticas do livro à antroposofia e a Rudolf Steiner? (continuação)

Nesta quinta parte, Valdemar Setzer discorre sobre a acusação absurda feita por Pasternak e Orsi ao dizer que Rudolf Steiner era racista. Valdemar argumenta que o próprio Rudolf Steiner deixou registrado em várias palestras a compreensão de que o conceito de raça está ultrapassado e, portanto, não é mais adequado para a atual época da humanidade. O que importa é o Eu presente em todo ser humano, e este, como esclarece o prof. Setzer, não tem raça, credo, sexo ou preferência política; ele é puramente espiritual.

Em defesa da antroposofia - parte 6

Nesta sexta parte, Valdemar Setzer trata de dois tópicos: “a crítica de que a antroposofia é uma pseudociência” e a “consequência das críticas para o movimento antroposófico”. No primeiro, ele esclarece com mais detalhes o que já havia comentado em partes anteriores sobre a percepção que Rudolf Steiner tinha de que “a antroposofia é a antítese da ciência natural”. No segundo tópico, o professor Setzer fala diretamente aos antropósofos e àquelas pessoas que conhecem algo de antroposofia. Ele faz um apelo para que o público conhecedor destes conteúdos leia sua resenha, nutra-se de argumentos coerentes e auxilie no esclarecimento do público em geral, rebatendo as errôneas e caluniosas ideias propagadas por Carlos Orsi e Natalia Pasternak a respeito da antroposofia e de Rudolf Steiner.

Em defesa da antroposofia - parte 7

Nesta sétima parte, em um breve vídeo, Valdemar Setzer fala sobre o tema tão especial da agricultura biodinâmica. O professor elucida sobre a ampla capacidade que Rudolf Steiner tinha para desenvolver diversas temáticas a partir de suas observações dos fenômenos espirituais. Exemplifica, ainda, a validade teórica e prática incontestável da agricultura biodinâmica, cultivada, segundo nos esclarece, em cerca de 50 países e desenvolvida no Brasil desde a década de 70.

Em defesa da antroposofia - parte 8

Nesta oitava e última parte desta série de vídeos, Valdemar Setzer demonstra como o materialismo não se sustenta enquanto teoria explicativa da vida, da natureza, do universo e do próprio ser humano. O professor esclarece que não é necessário lutar contra o materialismo, mas, sim, mostrar que ele não se sustenta e que, portanto, faz-se necessário adentrar uma cosmovisão espiritualista. Desta maneira é possível ao ser humano desenvolver verdadeiro respeito pelo semelhante, pelos seus ideais e pela sua visão de mundo.

Educação

Conheça aqui um pouco da Pedagogia Waldorf, apresentada através do vídeo institucional da Escola Waldorf Anael, em Várzea da Roça, no sertão da Bahia. (*)

Euritmia

35 anos de Euritmia no Brasil. Excertos de alguns dos mais notáveis espetáculos produzidos no país (ABRE, 2023)

Conheça a euritmia pedagógica. Apresentação de Marília Barreto e Marisa Bernardi

Medicina

Vídeos sobre medicina antroposófica, em espanhol, produzidos pela Seção Médica do Goetheanum, Dornach, Suíça: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5.

Meditação

Concentração mental e meditação. Oficinas conduzidas por Valdemar W. Setzer. 1ª oficina e 2ª oficina

Gravação de duas oficinas onde é feita uma distinção entre essas duas atividades; são apresentados vários exercícios, bem como são feitas considerações sobre atitudes adequadas e prejudiciais durante a prática dos exercícios.

Meio Ambiente

Entrevista com Dan McKanan, professor da Universidade de Harvard, autor de vários livros, entre eles Eco-Alchemy: Anthroposophy and the History and Future of Environmentalism, Oakland: Univ. of California Press, 2018, sobre agricultura biodinâmica e seu impacto positivo no meio ambiente. Vídeo organizado pela Sociedade Antroposófica na Argentina, com tradução para o espanhol. (*) 

A fala de McKanan começa no minuto 14:32

Registros históricos

Centenário da queima do primeiro Goetheanum   Novo!  5/5/2024

Vídeo sobre a noite de vigília de 31/12/23, que foi feita em recordação aos 100 anos da queima do primeiro Goetheanum com vistas externas e internas do atual segundo Goetheanum (sede da Sociedade Antroposófica Geral, em Dornach, Suíça) e dos eventos que ocorreram nessa noite. Os dizeres do vídeo estão em alemão, mas é possível ativar legendas em inglês, acionando o ícone "Subtitle", logo abaixo do vídeo, à direita. 

Terapias

Sounding bowls, palestra de Tobias Kaye   Novo!  29/5/2024

Veja em Artes

(*) Vídeo selecionado pela Comissão de Artigos e Vídeos deste site: Jonas Bach, Rogério Calia e Valdemar W. Setzer (coordenador).  

(**) A Sociedade Antroposófica Geral, com sede no Goethenum, Dornach, Suíça, produz vídeos de palestras, debates e apresentações. Para detalhes e subscrições, clique aqui. Disponível em várias línguas, inclusive inglês e espanhol.