Rudolf Steiner em 1905
Rudolf Joseph Lorenz Steiner nasceu em 27 de fevereiro de 1861 em Donji Kraljevec, Reino da Hungria, que logo se tornaria parte do império Austro-Húngaro, hoje Croácia; e faleceu e 30 de março de 1925 em Dornach, Suíça., Austríaco de nascimento, foi o fundador da antroposofia, uma visão espiritualista de mundo, cujo conteúdo essencial, de acordo com Steiner, é baseado investigações clarividentes conscientes sobre o que ele ser descreveu como sendo um mundo espiritual real e existente (“os mundos superiores”). Depois de 1902, foi convidado a dar palestras de conteúdo esotérico para membros da Sociedade Teosófica, tornando-se secretário-geral dessa sociedade para a Aleamanha. Suas palestras não se baseavam nos ensinamentos transmitidos pela fundadora da Teosofia, a Helena Petrovna Blavatsky (“Madame Blavatsky”), mas traziam suas próprias observações do mundo espiritual. Entre 1904 e 1910, Steiner apresentou em livros e ciclos de palestras fundamentais o que chamou de "ciência do espírito", que depois de 1912 denominou de 'antroposofia'. Steiner tinha um profundo conhecimento do rosacrucianismo, do gnosticismo, da filosofia do idealismo alemão e da visão de mundo de Goethe, que analisou com detalhe.
O trabalho de Rudolf Steiner começou em Viena com a edição dos escritos científicos de Goethe, trabalho editorial em revistas e enciclopédias e trabalho como editor. Em 1890 ele muda-se para Weimar, convidado para editar as obras científicas de Goethe, tendo publicado uma tese de doutorado e livros sobre cognição, inclusive a sua obra seminal que ele declarou que iria permanecer, A Filosofia da Liberdade. Após 1900, radicando-se em Berlin, Steiner desenvolveu os fundamentos esotéricos da antroposofia. Encontrando no movimento teosófico um público receptivo para suas ideias sobre o mundo espiritual, começou a dar inúmeras palestras nesse âmbito, tendo se tornado Secretário Geral da Sociedade Teosófica na Alemanha. Já no início dessa sua filiação, ele apresentava seu próprio esoterismo de estilo ocidental com ênfase no aspecto conceitual, dirigido à compreensão, com um profundo elemento cristão bem diferente do que era e é cultivado até hoje. A partir de 1907, tornou-se cada vez mais independente da Sociedade Teosófica, cuja orientação oriental unilateral ele não queria seguir, o que levou em 1913 a uma ruptura com a Sociedade Teosófica, e à fundação da Sociedade Antroposófica, que ele reorganizou e dirigiu a partir do Congresso de Natal de 1923.
Sua obra compreende 350 volumes, sendo 49 com seus livros e escritos, e o restante com mais de 6.000 palestras transcritas, abrangendo os mais diversos temas, tanto esotéricos como práticos. A partir de sua visão de mundo antroposófica, Rudolf Steiner desenvolveu novos conceitos práticas para diferentes áreas. Isso inclui a arquitetura antroposófica, educação Waldorf, medicina antroposófica, farmácia antroposófica, agricultura biodinâmica, euritmia e a Comunidade de Cristãos, que é um movimento independente da Sociedade Antroposófica.
Seus impulsos foram estendidos por inúmeros seguidores, que publicaram centenas de obras.
Veja também:
Uma biografia cronológica de Rudolf Steiner
Registro dos principais acontecimentos de sua vida, por Valdemar W. Setzer
Fotos de Rudolf Steiner
Em ordem cronológica
Artigo biográfico de José Tadeu Arantes
A biografia em setênios de Rudolf Steiner
Texto biográfico de Marilda Milanese, publicado por ocasião dos 150 anos de seu nascimento
Os últimos momentos da vida de Rudolf Steiner
Depoimento de Ita Wegman
Versos e aforismos de Rudolf Steiner
Uma coleção de pensamentos extraídos de sua extensa obra, compilada por Valdemar W. Setzer