Rudolf Lanz
Nasceu em 1915 na cidade de Budapeste, Hungria, de pais alemães. Passou boa parte da infância e juventude em Berlim, e fez estudos de Direito em Londres, Friburgo, Munique e Genebra, onde se doutorou e onde vivia desde 1929. Para não servir o exército alemão, imigrou para o Brasil em 1939, fixando-se em São Paulo. Foi durante a viagem de navio que conheceu a antroposofia, através do seu colega de cabine.
Em 1940 filiou-se à Sociedade Antroposófica. Foi co-fundador da Escola Higienópolis (1956), hoje Escola Waldorf Rudolf Steiner. Tendo exercido atividades de gerência em empresas industriais e comerciais, abandonou essa atividade profissional em 1969, passando a dedicar-se exclusivamente à divulgação da antroposofia e àquela instituição de ensino. Foi membro do seu corpo docente, assim como do Seminário Pedagógico a ela agregado, que fundou juntamente com sua esposa Mariane Lanz. Até um mês antes de seu falecimento ainda deu cursos nesse Seminário.
Foi presidente da Associação Pedagógica Rudolf Steiner de 1959 a 1981. Foi o idealizador e um dos fundadores da Editora Antroposófica, e presidente da Sociedade Antroposófica no Brasil, da qual foi um dos fundadores em 1982.
Exerceu amplas atividades como conferencista, no sentido de levar aos interessados o conteúdo da antroposofia e da Pedagogia Waldorf. Foi certamente o intelectual mais importante do movimento antroposófico no Brasil.
Traduziu inúmeras obras de Rudolf Steiner e outros autores. Escreveu em português:
A Pedagogia Waldorf - Caminho para um Ensino mais Humano
Do Goetheanismo à Filosofia da Liberdade
Passeios através da História à luz da Antroposofia
Antroposofia, Ciência Espiritual Moderna
Nem Capitalismo nem Socialismo
Noções Básicas de Antroposofia
todos publicados pela Editora Antroposófica.
Faleceu em 30 de Junho de 1998 na cidade de São Paulo, Brasil.