FORJANDO A ARMADURA
por Rudolf Steiner
por Rudolf Steiner
Aus einem Vortrag von Dr. Rudolf Steiner aus dem Jahre 1910
"Und was bedeutet das, was in den nächsten Jahrzehnten in der furchtbarsten Weise zum Ausdruck kommen muss? Es ist von der einen Seite die Aufforderung, festzustehen auf dem Boden, den das neue Geistesleben gebären will und auf der anderen Seite ist es das Wetterleuchten dessen, was seit längerer Zeit unter uns besprochen wird: Das Herannahen des Christus in der Form, in der er wird geschaut werden müssen vom 20. Jahrhunder ab, denn ehe dieses Jahrhunderts Mitte verflossen sein wird, wird der Christus geschaut werden müssen! Aber vorher muss alles das, was Rest des Alten ist, in die Nullität getrieben worden sein, müssen sich die Wolken zusammenballen, der Mensch muss finden die volle Freiheit aus der Nullität heraus. Der Mensch muss seine ganze Kraft finden aus dem Nichts heraus. Die äussere Not wird sich in eine Seelennot verwandeln und aus dieser Seelennot heraus wird das Schauen geboren werden.
"Wir müssen mit der Wurzel aus der Seele ausrotten Furcht und Grauen vor dem, was aus der Zukunft herandrängt an die Menschen. Gelassenheit in Bezug auf alle Gefühle und Empfindungen gegen die Zukunft muss sich der Mensch aneignen. Mit absolutem Gleichmut dem entgegensehen, was da kommen mag, da es durch die weisheitsvolle Weltenführung uns zukommt.
Wir haben jeden Augenblick das Rechte zu tun und alles andere der Zukunft überlassen. Es gehört zu dem, was wir in dieser Zeit lernen müssen, aus reinem Vertrauen zu leben, ohne jede Daseinssicherheit, aus dem Vertrauen in die immer gegenwärtige Hilfe der geistigen Welt.
"Wahrhaftig, anders geht es heute nicht, wenn der Mut nicht sinken soll. Nehmen wir unseren Willen in Zucht und suchen die Entwicklung (Erleuchtung?) von Innen jeden Morgen und jeden Abend." xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
De uma palestra de Rudolf Steiner do ano de 1910¹
“O que significa o que nas próximas décadas terá de se expressar da maneira mais terrível possível? Trata-se de um lado, da exortação de colocar-se firmemente no solo que a nova vida espiritual quer fazer nascer e, de outro, dos lampejos daquilo que há bastante tempo vem sendo comentado entre nós: a aproximação do Cristo na forma em que ele terá de ser contemplado a partir do século 20; pois antes de se passar a metade desse século, o Cristo terá de ser contemplado!² Antes, porém, tudo o que for resquício do passado deverá ser impelido para a nulidade, as nuvens terão de aglomerar-se, o ser humano deve encontrar a plena liberdade a partir da nulidade. Ele terá de encontrar toda a sua força a partir do nada. A miséria exterior transformar-se-á em miséria anímica, e dessa miséria anímica nascerá acontemplação. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Temos de extirpar da alma, com a raiz, todo medo e terror daquilo que, do futuro, vem ao encontro do ser humano. Ele deve adquirir serenidade frente a todos os sentimentos e sensações perante o futuro; encarar com absoluta equanimidade³ tudo aquilo que possa vir, e pensar somente que o que vier, virá a nós de uma direção universal plena de sabedoria.
Em todo momento temos de fazer o que é correto e deixar o restante entregue ao futuro. Faz parte do que temos de aprender em nossa época, viver em pura confiança, sem qualquer segurança existencial, confiando na ajuda sempre presente do mundo espiritual.
Realmente, hoje em dia não pode ser de outra forma, se não quisermos que a coragem submerja. Disciplinemos firmemente nossa vontade, e procuremos o desenvolvimento (a revelação?)4 a partir do interior, todas as manhãs e todas as noites.”
Tradução do alemão para o português por Sonia e Valdemar Setzer, publicado originalmente em 29 de março de 2020.
A versão original em alemão foi fornecida pelo Sr. Dieter Hagemann.
NOTAS
[1] Bremen, 27/11/1910; essa palestra não foi estenografada e não está na coleção das obras completas (GA). Ela foi compilada pelas anotações de vários ouvintes, por isso há diferenças entre elas. (N.Ts.)
[2] Steiner refere-se aqui à contemplação no plano etérico, e não no plano físico. (N.Ts.)
[3] De acordo com o Dicionário Aurélio – Século XXI, equanimidade pode referir-se tanto a “igualdade de ânimo tanto na desgraça quanto na prosperidade”, quanto a “eqüidade em julgar, imparcialidade”. A escolha deveria basear-se na interpretação da frase, isto é, se ela refere-se a sentimentos ou a pensamentos (julgamentos). (N.Ts.)
[4] No original parece haver dúvida quanto à palavra correta. A primeira, significa "desenvolvimento", a segunda “iluminação, revelação”. (N.Ts.)