Como representar a Sociedade Antroposófica no Brasil e os órgãos que a compõe? Tarefa difícil esta! Uma necessidade antiga de se ter mais clareza e transparência, valores fundamentais para nosso tempo. É com esta proposta, que o grupo editorial empenhado na retomada do Periódico, buscou retratá-la, por meio de uma imagem simples, com a intenção de, a cada edição, poder aprofundar e apresentar um pouquinho deste organismo tão importante.
A imagem aqui apresentada, é composta por formas circulares para representar os diferentes âmbitos do organismo da Sociedade Antroposófica. Os círculos, feitos com aquarela, se sobrepõem ao mesmo tempo que se integram e se mesclam. Com a fluidez da aquarela, é possível criar contornos sem limitar. Os diferentes âmbitos são representados pelas diferentes cores: a luz do mundo espiritual irradiando, com o branco; a força do fazer e do pulsar da vida, com o vermelho e a expansão, comunicação e conexão entre pessoas, se faz presente no amarelo. Com tantas outras possibilidades de representações desse organismo tão múltiplo, esta foi a escolhida e cuidadosamente construída para ser compartilhada neste momento, que poderá perdurar desta maneira ou se modificar ao longo do tempo.
Esta imagem, intencionalmente simples e aberta, permite diversas interpretações. Outras formas de representação já foram sugeridas: piramidal, arbórea, superior-inferior, centro-periferia, dentre outras, Inclusive, como a trazida pelo próprio Steiner na ocasião do Congresso de Natal.
Cada imagem possui o seu valor e sua perspectiva, destacando um ponto importante a ser contemplado. O ideal é que deixemo-nos permear por diversas delas e que elas venham a compor dentro de nós uma imagem viva, em transformação.
Conforme palavras da secretária-geral Luiza Lameirão “Toda linha é rastro do movimento. Outros movimentos trarão outras linhas”. Qualquer forma hoje já não será suficiente, pois, assim como acontece com um bebê que se transforma em um adulto, as formas e relações estão em constante transformação. Atualmente, o próprio Goetheanum debruça-se sobre tal tarefa.
Essa imagem continua válida para os dias de hoje? Como você imagina a Sociedade Antroposófica? Qual é a imagem que vive em você?
SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA GERAL
A Sociedade Antroposófica é uma iniciativa cosmopolita com 40 Sociedades Territoriais e cerca de 42.000 membros, e conecta centenas de grupos, Ramos e Sociedades Territoriais. O Goetheanum, em Dornach, na Suíça, é a sede da Sociedade Geral, assim como da Escola Superior Livre de Ciência do Espírito e ponto de encontro do movimento antroposófico mundial.
Para a Sociedade Antroposófica Geral é fundamental que as Sociedades Territoriais tenham autonomia, e que expressem a riqueza e diversidade de todos os povos e culturas, que advém da forma como cada localidade atua no mundo, porém, sem perder a relação com o Goetheanum. Os membros de cada Sociedade Territorial são membros da Sociedade Geral. É importante ressaltar que a Sociedade Antroposófica vive no coração de seus membros ao redor do mundo.
SOCIEDADE ANTROPOSÓFICA NO BRASIL
No Brasil, observamos três âmbitos que sustentam o impulso antroposófico: a Escola Superior Livre de Ciência do Espírito, a Sociedade Antroposófica no Brasil e o movimento antroposófico. Ao observá-los, identificamos que, em sua essência e núcleo, está a Escola Superior Livre de Ciência do Espírito, onde as Seções estão situadas e onde ocorrem as aulas da Primeira Classe.
A Sociedade Antroposófica no Brasil tem sede na cidade de São Paulo, no Espaço Cultural Rudolf Steiner. É composta por mais de 1.168 membros, destes, 471 são membros da Escola Superior Livre de Ciência do Espírito, em mais de 160 cidades.
A Sociedade é composta por vários órgãos, dentre eles: direção geral, equipe, Ramos, Conselhos, Comitês, grupos e membros.
A direção geral é formada pela secretaria geral, composta por três secretários, e a diretoria, composta por quatro diretorias. Conta ainda com uma equipe contratada.
MOVIMENTO ANTROPOSÓFICO
A Sociedade Antroposófica no Brasil está inserida em um movimento muito mais amplo, o movimento antroposófico, sustentado pela comunidade antroposófica. Fazem parte do movimento: escolas, formações, clínicas, editoras, associações, práticas, consultorias, negócios, bancos, dentre outros, que atuam à luz da antroposofia.