ADVENTO!
por Ute Craemer
por Ute Craemer
Advento
(do latim Adventus: "chegada")
Podemos nos perguntar: o que está chegando, o que está por vir? Vem de onde, vai para onde????
Veja a poesia que conta da descida do mundo espiritual de uma alma que se encarna no nosso mundo, nosso mundo do século 21 aqui no Brasil.
A Descida
(Da alma de um menino autista olhando para baixo)
Homens violando,
Crianças fugindo,
Mulheres chorando,
Irmãos se matando.
Será que eu posso?
"Deve o que deveste,
Quer o que quiseste,
Ama o que desejaste,
Sabe o que precisaste.
Poderás!"
Nico Brodnitz
(Atelier Terapêutico Uriel - Fortaleza, Ceará)
Penso que essa poesia tem a ver com nossa época, a coragem imensurável que precisa para querer se encarnar na violência, nas fugas, nos choros, nas matanças...
Viemos de longe, do mundo espiritual; vamos rumo à consciência da nossa humanidade na Terra... caminhos tortuosos, desafiadores, aprendizados, inseguranças, impotência, curiosidades...
Veja esse labirinto humano da igreja de Limburg (Alemanha), celebrando com música o Advento.
Atividade realizada na igreja de Limburg, na Alemanha.
Labirinto das nossas vidas caminhando com esperança para chegar no centro, na essência: no impulso crístico. Tropeçando, às vezes perdendo o senso de orientação, mas se apoiando na comunidade em volta. Chegando na fonte de onde flui a corrente vital para o centro do meu Eu, que é ao mesmo tempo o Eu do outro. Steiner descreve isso no verso:
Espírito vitorioso
incendeia a impotência
das almas hesitantes,
queima o vício de si mesmo,
incendeia a compaixão.
Para que o altruísmo,
corrente vital da humanidade,
brote como fonte
do renascimento espiritual.
Rudolf Steiner
A qualidade do sentido do Eu (do outro) é decisiva para o futuro da humanidade. Steiner nos propõe criar uma escola do altruísmo, uma escola onde exercitamos o dominar ou o transformar o vício de si mesmo, o vício do ego; aos poucos transformá-lo em atos concretos de amor, uma “escola-oficina ” de ações de amor essencial para salvar a humanidade na Terra.
Como aprender a ser altruísta em relação a nossa vida ética, nossa compreensão do mundo e em relação à vida na alma de consciência? O que Cristo realizou para a evolução da Terra é condensado no impulso fundamental do altruísmo, da “queima” ou transformação do vício do ego. O Quinto Evangelho é um livro de iniciação social moderna. Quando o jovem Jesus encontra os Essênios e percebe que, isolando-se do mundo, enviamos as forças adversas, Lúcifer e Ahriman, no mundo do trabalho. Mostrar nossa vulnerabilidade e impotência, e transformá-las em forças cri-ATIVAS em comunhão com outros nos possibilita, aos poucos, chegar mais perto ao centro de si mesmo e do outro: no centro do labirinto da vida.
Refletindo sobre as caracteristicas do “vício do ego” e sua cura percebemos várias características como: inclusão, diversidade, fraternidade econômica, cálice do ouvir, valores que podemos exercitar e praticar nos grupos e no mundo do trabalho. A consciência do impulso crístico nos dá força para desenvolver o órgão de sentido do Eu do outro, pois assim renascendo em cada individuo “a partir da saudade desesperada de realizar o princípio de cura face à miséria e sofrimento existentes. Isso significa que a partir de um co-vivenciar (Miterleben) do sofrimento alheio algo novo possa surgir na medida em que o sofrimento se torne um impulso de transformação.” (Peter Selg, Weihnachten, Ita Wegman Instituts, 2017)
O que significa para nós no século 21 que Maria e José procuravam albergue para que o Menino Jesus possa nascer, o Rei da Humanidade?
E agora: quantas “Marias” e “Josés” estão fugindo, desabrigados à procura da VIDA -- em todos os sentidos...
Como podemos ouvir e olhar ao nosso redor, acordar e desenvolver coragem de cura ativa para o futuro...
Veja uma reflexão de um grupo de jovens: OLHAR PARA O FUTURO.
Às vezes, quando olhamos pela janela, nossa visão do futuro parece bloqueada por barreiras — sejam elas físicas, emocionais ou circunstanciais.... No entanto, o poder do futuro está em nossa capacidade de enxergar além do que é visível agora. Mesmo que algo bloqueie sua visão, o futuro não está preso ao que você vê, mas sim ao que você sonha e acredita ser possível. As barreiras podem ser reais, mas sua determinação, criatividade e coragem podem abrir caminhos que você ainda não enxerga. O que parece um obstáculo hoje pode ser apenas o ponto de partida para a construção de um novo horizonte.
"Nada terá valor se a coragem nos faltar.
Disciplinemos nossas vontades e busquemos
o despertar interior todas as manhãs e todas as noites."
– Rudolf Steiner
Na caminhada no labirinto da vida procuramos desvelar e sempre de novo re-descobir nosso centro, nossa intenção de ter encarnados na Terra e nessa época. Assim o Advento fará sentido para cada um e... tod@s.
Ute Elsa Ludovike Craemer (86 anos) é fundadora da Associação Comunitária Monte Azul (https://www.monteazul.org.br) e da Aliança pela Infância no Brasil (http://aliancapelainfancia.org.br). Criou o Fórum pela Humanização do Social e cocriou o movimento de brasilidade Pindorama (https://pindorama.art.br), a Farmawegman, o MovEH. É membro da Sociedade Antroposófica no Brasil. É palestrante internacional e escreveu vários livros sobre assuntos pedagógicos e sociais em português e alemão. Atualmente realiza pesquisas sociais e está participando de um projeto de mestrado em parceria com a Ruskin Mill Trust (www.rmt.org), na Inglaterra, com o tema “Humanizing community impulse”.