A Euritmia Pedagógica
No campo da ARTE-EDUCAÇÃO a Euritmia é amplamente aplicada em inúmeros contextos pedagógicos, mundo afora. Criada inteiramente a partir dos fundamentos da Antroposofia, a Euritmia foi imediatamente incluída entre as muitas matérias artísticas no currículo da 1ª escola Waldorf, na Alemanha de 1919.
No Brasil, como no exterior, a formação em Euritmia Pedagógica se dá através de um curso específico, adicional à formação básica em Euritmia Artística, voltado ao entendimento profundo do desenvolvimento humano - a Antropologia de Rudolf Steiner – conectado com o currículo escolar Waldorf, que advém igualmente dessa compreensão.
A Euritmia escolar acompanha regularmente o desenvolvimento dos alunos através de todo o percurso escolar, do Maternal ao Ensino Médio, conectando-se com o conteúdo pedagógico que lhes é apresentado em cada etapa de seu crescimento. Levando crianças e jovens a encenar histórias, mitos, poemas, personagens, bem como a música e a literatura de todos os tempos, a Euritmia cultiva e amplia a sensibilidade e a criatividade dos alunos, e exercita seu corpo de modo complementar à Educação Física, ao esporte e às danças. Como tudo proposto por Steiner, esta arte procura atingir corpo, mente, alma e espírito do ser humano, dando particular ênfase à participação de sentimentos e reflexões arquetípicas, presentes na poética da literatura e da música.
Assista aqui um vídeo de apresentação da euritmia pedagógica por Marília Barreto e Marisa Bernardi.