O nome EURITMIA
O nome EURITMIA foi proposto por Marie Steiner para a nova dança que surgia, mas existe como palavra e como conceito desde a Época Clássica na Grécia. Em sua obra de nome "Kanon", o conceituado escultor de Argos, Polykleitos (440 A.C.), define extensamente o conceito eurythmia como o equilíbrio de forças atuantes no corpo humano; eu-rhythmós – o ritmo equilibrado, belo, harmonioso é uma categoria estética oculta das Artes Plásticas. Também o arquiteto romano Vitruv (25 A.C.) utiliza o conceito "euritmia", relacionando-o com a harmonia na arte de construir. Na Época Clássica de Weimar (1786-1832) surge novamente o nome Eurythmie, cujo conceito é definido por Herder como a "ordem benfazeja de um centro em relação a dois extremos"
Ao retomar esse termo quando da criação da nova arte de movimento antroposófica, 2500 anos depois do eu-rythmós da Grécia, empreende-se uma ampliação do conceito Eurythmia: as forças que configuram as formas plásticas da escultura e da arquitetura, em equilíbrio dinâmico constante, são transformadas em movimento, libertas! Com o acréscimo do elemento temporal ao conceito outrora espacial, a Euritmia de Rudolf Steiner passa a revelar um acontecimento escultural-musical, o desenrolar das forças atuantes na forma humana quando seu corpo dança a poesia ou a música. Dessa forma, a Euritmia revela, através da criação coreográfica, as forças dinâmicas atuantes no corpo poético-sonoro das palavras, dos tons, dos intervalos, das sonoridades gerais, no instante mesmo da criação cênica.