Musicoterapia
fundamentada na antroposofia
fundamentada na antroposofia
Apresentação de Meca Vargas
“A musicoterapia é uma disciplina, orientada para a prática e que está intimamente relacionada a várias áreas, em especial com a música, medicina, ciências sociais, psicologia, musicologia e educação. Na musicoterapia, a música é o objeto e, portanto, o ponto de referência para o cliente e o terapeuta no mundo manifesto. A capacidade do indivíduo de perceber, experimentar e se relacionar pode se desenvolver aqui. A recepção, produção e reprodução de música colocam em movimento processos intrapsíquicos e interpessoais e têm função diagnóstica e terapêutica. O material musical é adequado para ativar recursos e concretizar contextos significativos de experiência.”(Mecklenbeck, 2014)
A citação acima caracteriza um processo musicoterapêutico em seu tripé essencial: terapeuta, música, cliente. O modo, forma, conteúdo de como esse encontro tríade ocorre, depende da orientação do terapeuta, da necessidade do cliente e do legado musical disponível.
A Musicoterapia fundamentada na cosmovisão antroposófica oferece, através do estudo dos fenômenos musicais, do aprofundamento na compreensão da natureza humana e a relação entre essas duas instâncias, ferramentas de trabalho para que o terapeuta possa estimular as forças sanantes para o reestabelecimento do desenvolvimento saudável e harmonioso inerentes ao ser humano enquanto corpo, alma e espírito. O estabelecimento ou reestabelecimento e manutenção do equilíbrio físico, psíquico e espiritual em qualquer momento de sua biografia, faz parte dos objetivos da Musicoterapia Antroposófica.
A Musicoterapia Antroposófica tem suas raízes no início do Século XX, quando na Europa aconteciam grandes mudanças, entre outras, na medicina, na psicologia, na arte e na terapia. As palestras proferidas por Rudolf Steiner em 1923 por ocasião da refundação do movimento antroposófico, nas áreas acima citadas, incentivaram personalidades ligadas à medicina e à música a construir um caminho de pesquisa e atuação musicoterápica, a partir da relação do homem com os processos da natureza e com a sua origem musical e espiritual. (Ainda não existe uma formação , nem associação no Brasil).
RUDOLF STEINER
(1861-1925)
Filósofo, educador e cientista espiritual, fundador da Antroposofia
“Na arte o ser humano redime o espírito atado ao mundo.
Na arte musical ele redime o espírito atado a si mesmo.”
ANNY VON LANGE
(1887-1959)
Pesquisadora musical-espiritual e Musicoterapeuta escreveu sobre os fundamentos antroposóficos para a Musicoterapia em seus livros V1 V2:“ Mensch, Musik und Cosmos.“
(Ser Humano, Música e Cosmo)
HANS-HEINRICH ENGEL
(1921-1973)
Médico antroposófico alemão que migra para Irlanda e trabalha com Karl König e depois também com Hermann Pfrogner.
Desenvolveu a antropologia da musicoterapia através do atendimento e acompanhamento de inúmeras crianças e jovens, mais tarde também na Suíça.
Seus ensinamentos e legado se tornou conteúdo central nas formações de musicoterapia antroposófica.
Em 1977 inicia-se a formação na Suíça.
MARIA SCHÜPPEL
(1923-2011)
Em 1963 funda em Berlin a 1ª formação antroposófica de musicoterapia, reconhecida pela Seção Médica em Dornach e pela Sociedade Alemã de Musicoterapia (Deutschen Gesellschaft für Musiktherapie).
Trabalhou em conjunto com Karl König, Dr. Engel, Dr. Rudolf Treichler e Hermann Pfrogner.
HEINER RULAND
(1934)
Músico com intensa pesquisa antroposófica-musical, autor de vários livros entre os quais: „Um caminho para a ampliação da vivência tonal.“(Basel 1981) Composições e prática de Musicoterapia de 1976 a 1986, na clínica de Öschelbronn.
Dr. ARMIN HUSEMANN
(1950)
Músico, Médico - Clínica Geral, autor da „Harmonia do Corpo humano“ (princípios musicais na fisiologia humana)
PILARES DA MUSICOTERAPIA E DO MUSICOTERAPEUTA
. uma terapia não verbal / receptiva ou ativa
. Atuação dos instrumentos musicais na trimembração humana / qualidades dos instrumentos musicais e voz.
. TAO
. Os 7 tons, as qualidades planetárias, os metais e suas relações com o ser humano
. Os 12 tons, o zodíaco e sua relação com o ser humano
. Essa maneira não verbal de comunicação pode atuar e revelar o que vive nas profundezas da alma para ser transformado à luz da consciência.
. Os tons musicais, os intervalos musicais e o elemento sonoro são a própria ferramenta de atuação.
. A música à serviço do desenvolvimento humano, adaptação dos elementos musicais às necessidades do ser humano/paciente.
. O canto coral, a criação musical (improvisação musical) são exemplos de forças musicais para formação de comunidade e fortalecimento de pertencimento.
. O autoconhecimento e aprofundamento no trabalho artístico é fundamental para ampliar as próprias limitações.
Daniela Ehrenwinkler - CAMPINAS
Francisca Cavalcanti - FLORIANÓPOLIS
Mara Inês Nigro Campos - SÃO PAULO
Meca Vargas CAMPINAS – SÃO PAULO
Patrícia Cabreira – SÃO PAULO
Tamara Sandberg - BOTUCATU