O Goetheanum

O Goetheanum é um edifício localizado em Dornach, na Suíça, cerca de dez quilômetros ao sul da Basileia. Ele serve como sede e local de conferências da Sociedade Antroposófica Geral e da Escola de Ciências do Espírito, bem como uma sala de festivais e apresentações de palco. 

O seu nome é uma referência a Johann Wolfgang von Goethe, por cujas obras Rudolf Steiner tinha uma profunda admiração (ele foi o editor de suas obras científicas) por dois motivos: 

Depois que o edifício anterior, conhecido como o primeiro Goetheanum, foi destruído por um incêndio na noite da passagem de ano de 1922 para 1923, o edifício atual foi erguido no mesmo local entre 1925 e 1928. Ambos foram projetados por Rudolf Steiner, o fundador da antroposofia. O que chama a atenção no monumental edifício de concreto aparente, com sua ampla cobertura, é que ele dispensa em grande parte os ângulos retos. O edifício monolítico-orgânico, que muitas vezes é estilisticamente atribuído ao expressionismo, tem um efeito escultural e, segundo Rudolf Steiner, pretendia expressar "a essência do design orgânico". Juntamente com outros edifícios estilisticamente semelhantes nas proximidades, o Goetheanum, que é tombado desde 1993, forma um conjunto que é um dos bens culturais de importância nacional naquele cantão da Suíça. Como modelo estrutural fundamental, o Goetheanum também impulsionou toda a arquitetura antroposófica, que inclui, por exemplo, os edifícios de muitas escolas Waldorf.

Clique aqui para acessar o site oficial do Goetheanum.

FOTOS

VÍDEOS

com imagens aéreas do edifício atual