O Nascimento de Jesus, por Meister Franke (clique na imagem para ampliá-la)

Verso IX
João Guimarães Rosa, O Burro e o Boi no Presépio

Surgem, assomam da

terra — comem e amam

mandados de Deus.


Mandado de Deus

do Céu desceu o Menino

na lucididade.


Aqui se encontram.

A vida é arte do encontro embora
haja tanto desencontro pela vida.
Vinicius de Moraes

 

Queridas e queridos leitores, membros e amigos da Sociedade Antroposófica no Brasil, a época das festas de fim de ano trazem o anseio de procurar os amigos, de comemorar com a família, de encontrar quem não vimos o ano inteiro.

Renato Gomes, que colabora nesta edição, diz que o "Advento é oportunidade de ir ao encontro do que está por-vir". Os pastores e os reis foram ao encontro do que estava para nascer – o mundo espiritual corporificado na Terra, especialmente a partir do nascimento do menino Jesus.


*


Nesta edição trazemos uma grande novidade, que são arquivos de áudio! Vocês poderão ouvir narrações de contos acerca das constelações zodiacais. Agradecemos aos diversos membros e amigos da Sociedade Antroposófica que contribuíram com este trabalho.

Desejamos que o período entre o Advento e a Epifania seja uma oportunidade para que, inspirados pelas luminosas imagens da Sagrada Família, nos preparemos para os encontros.


Sonia A.S. Teixeira, Diretora Social e de Comunicação da Sociedade Antroposófica no Brasil,
em nome da Equipe Editoral de ECOS

Advento!
por Ute Craemer

Podemos nos perguntar: o que está chegando, o que está por vir? Vem de onde, vai para onde???? Veja a poesia que conta da descida do mundo espiritual de uma alma que se encarna no nosso mundo, nosso mundo do século 21 aqui no Brasil. Penso que essa poesia tem a ver com nossa época, a coragem imensurável que precisa para querer se encarnar na violência, nas fugas... LEIA MAIS AQUI.

Natal
por Maria Cecilia Moraes Antunes

O pilar da Festa do Natal se repete anualmente fazendo fluir para a alma impulsos potencialmente curadores. Em sua conferência sobre o Natal proferida em 1918, traduzida como “O Nascimento do Cristo na Alma Humana”, Rudolf Steiner fala destes impulsos de forma muito bela, nos trazendo esclarecimentos fortalecedores e importantes no tocante ao evento Natalino... LEIA MAIS AQUI.


















Natividade, por Adriana Varejão

O Natal costuma ser uma festa muito esperada. Para as crianças, pela magia, pelos presentes... Para os maiores talvez também; mas os feriados do final do ano, o verão ou mesmo a esperada viagem de férias dão um colorido diferente a estas expectativas. O Natal reúne familiares e amigos, evoca lembranças - alegres ou nem tanto - da infância, nos estimula a desejar e a escrever... LEIA MAIS AQUI.

Contos contados [em áudio]
por muitas vozes

Em 2021, um grupo da Sociedade Antroposófica no Brasil vivenciou o caminho das Noites Santas narrando as histórias recolhidas pela Dra. Gudrun Burkhard para expressar cada força zodiacal. Convidamos você para experenciar essa escada cósmica por meio dos contos contados por diferentes vozes do Brasil, presentes em muitos cantos do mundo... LEIA MAIS AQUI.


















[Madona], por Alfredo Volpi

Reflexões natalinas
por Laura Porto e Yuri Cetra, da Seção de Jovens no Brasil

Yuri: Durante minha adolescência, confesso que a “época natalina” me causava antipatia, pois o único impulso que eu observava era o impulso do consumismo.  

Laura: Curioso como essa face contemporânea desse nosso tempo se distancia tanto dos primeiros impulsos dessa festa, seja do Todo Poderoso que nasce na pobreza, sem espaço adequado; seja do mistério em si dessa Encarnação, dessa escolha em ser como nós, meros mortais… pelo menos até morrer. Fiquei pensando nessa questão do consumismo como aprofundamento dos impulsos materialistas que levaram à primeira mudança, da comemoração do batismo, Mistério de Gólgota, para a comemoração do nascimento no Natal.


Yuri: Lembro que, à medida em que me interessava por espiritualidade, me permiti uma abertura para observar o fenômeno supra-sensorial dos eventos natalinos. Lendo a GA 97, me deparei com uma fala que me preencheu, como uma explicação de uma vivência anímico-espiritual, ainda velada, apenas percebida por minha experiência empírica. “Dentro da escuridão vive a luz que é mais luminosa, mais viva do que todos os fenômenos de luz física — a luz do espírito. E o conteúdo do Natal cristão é a vida da grande luz na escuridão. Quando o festival era celebrado em todas as religiões nos tempos antigos, ele apontava profeticamente para Cristo Jesus, o grande espírito e herói do Sol.” Contemplando os contos e mitos das antigas épocas culturais pré-cristãs pode-se observar anúncios da vinda do Cristo; e esses rituais iniciáticos se passavam em torno do Solstício de Inverno, com a vivência crística de encontrar a luz espiritual em meio a escuridão, ou por meio de imagens, ou como um drama dentro de si. 

Laura: Olha essa história sempre voltando pro norte, até já imagino onde esse pensamento te levou.

Yuri: Isso me traz outro sentimento de antipatia, não por não dialogar com a minha alma, mas por fazer mais sentido no ponto de vista do hemisfério Norte do que do Sul, que em dezembro passamos pelo Solstício de Verão. Dentro dessa situação me vêm as perguntas: deveríamos quebrar as tradições cristãs ocidentais e celebrar o Natal no nosso inverno?  As respostas eu não sei, mas acredito que o espírito natalino tem a ver com a morte da matéria e o renascimento do espírito, o que a meu ver tem o impulso da juventude, de renovação, de questionar as normas criadas pelas gerações passadas. 

Laura: Pois eu já acho que é exatamente o contrário… esse renascer é mais da Páscoa, não sei. Natal me traz um primeiro momento, nascimento. Ouvi um livro sobre o clima do Natal (Christmas Mood*) que comentou da alma preservada do mal que chega ao mundo com Jesus, que esse nascimento de algo novo, de um estado do mais remoto de pureza é o coração dessas comemorações. Essas palavras todas me trazem muito à memória os outros membros da Sagrada Família, principalmente Maria, que permitiu que essa alma chegasse pura ao mundo. Mas com ela me vem à figura de José, que ouvia os anjos em sonho, e já acordava pronto para acolher e agir nesse destino que lhe era apresentado. Volto pra te perguntar, o que você pensa dessa disposição de fazer o bem que o “espírito natalino” desperta? Será que dá pra pensar esse calor interno em relação ao nosso verão? 


Yuri: Vivenciaríamos o Solstício de Inverno dentro de nós mesmos? Acho que esse pensamento é um bom caminho para essa questão. Gostei de pensar que as chamas externas que acendemos nas fogueiras de São João no nosso inverno, permanecem acesas como calor interno no Natal, em nosso verão. 

Laura: Muito mais perguntas que respostas, mas belas imagens. Esse “espírito do Natal”, que vai das mais mundanas das propagandas às mais profundas reflexões, tem muita beleza. Espero que essa nos inspire a nascer (ou seria renascer? Será que no fundo eu concordava?) para esse ano que está chegando. 


Referencial bibliográfico | Sugestões de leituras

"O Mistério Cristão - O significado do Natal na Ciência do Espírito", de Rudolf Steiner (GA 97 - Palestra 7)
"Segredos mais profundos do desenvolvimento humano à luz dos Evangelhos", de Rudolf Steiner (GA 117)
"O Caminho de Cristo - O Resgate da Magia nas Festas Cristãs", de Karin Evelyn de Almeida (Ed. Antroposófica)
* "A Christmas Mood by Rudolf Steiner". Disponível em: https://youtu.be/ttlfj5nC0Wk?si=VOxIkiBxcmlAoBbE

A Natividade Mística, por Sandro Botticelli (clique na imagem para ampliá-la)

Verso X
João Guimarães Rosa, O Burro e o Boi no Presépio

Gaudet asinus et bos...


Boi que atende e começa a esperar,

de sua sombra,

do espesso que terá

de ser iluminado.


Ao plano e inefável

o Burrinho se curva,

numa inocência de forma.


Multitudo militiae coelestis.

Revoavam através do nada invulneráveis anjos.

EXPEDIENTE ECOS

Grupo Editorial e Projeto Gráfico: André Domínguez, Cláudia Lessa e Sonia A.S. Teixeira

POEMA

Além da Terra, além do Céu,
no trampolim do sem-fim das estrelas,
no rastro dos astros,
na magnólia das nebulosas.
Além, muito além do sistema solar,
até onde alcançam o pensamento e o coração,
vamos!
vamos conjugar
o verbo fundamental essencial,
o verbo transcendente, acima das gramáticas
e do medo e da moeda e da política,
o verbo sempreamar,
o verbo pluriamar,
razão de ser e de viver.

"Além da terra, além do céu"
por Carlos Drummond de Andrade

REFERÊNCIAS PARA AS IMAGENS DESSA EDIÇÃO


Imagem: Reprodução da obra "O Nascimento de Jesus", por Meister Francke. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Meister_Francke_-_Birth_of_Jesus_-_WGA14321.jpg


Imagem: Reprodução da obra "Sonho de Natal" (recorte), por Maria Auxiliadora. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obras/94939-sonho-de-natal


Imagem: Reprodução da obra "Natividade" (recorte), por Antônio Poteiro. Disponível em: https://artepopularbrasil.blogspot.com/2011/01/antonio-poteiro.html


Imagem: Reprodução da obra "Natividade", por Adriana Varejão. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obras/105136-natividade


Imagem: Reprodução da obra "O Presépio" (recorte), por J. Miguel. Disponível em: https://revistameio-fio.blogspot.com/2010/12/artes-plasticas.html


Imagem: Reprodução da obra "Religião Brasileira" (recorte), por Tarsila do Amaral. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obras/82331-religiao-brasileira


Imagem: Reprodução da obra "[Madona]", por Alfredo Volpi. Disponível em: https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obras/83408-madona


Imagem: Reprodução da obra "A Natividade Mística", por Sandro Botticelli. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Natividade_M%C3%ADstica

AGRADECIMENTOS
ECOS é uma publicação construída por muitas mãos, agradecemos a disponibilidade e a dedicação de cada um de vocês.

Agradecemos a Marilda Milanese, pesquisadora e conhecedora da obra de João Guimarães Rosa, por apontar o equívoco existente na edição do livro "O Burro e o Boi no Presépio", lançado pela Editora Salamandra, com relação à paridade entre as imagens e os versos IX e X. A correta paridade encontra-se no livro "Ave, Palavra - O Burro e o Boi no Presépio", lançado pela Editora Nova Fronteira.

SUGESTÕES
A cada edição buscamos aperfeiçoar o nosso trabalho. Envie sua sugestão para o e-mail: periodico@sab.org.br

Adverte-se que as opiniões e informações contidas nos textos desta edição são de responsabilidade exclusiva de seu(s) autor(es) e não refletem necessariamente o posicionamento, opinião e entendimento da  Sociedade Antroposófica no Brasil (SAB). A SAB não se responsabiliza por quaisquer dados ou prejuízos causados pela publicação do(s ) texto(s), sendo de inteira responsabilidade do(s) autor(es) qualquer violação à legislação aplicável, incluindo-se, mas não se limitando às normas que disciplinam os direitos de propriedade intelectual e de personalidade.