Rudolf Steiner

Rudolf Steiner em 1905

Rudolf Joseph Lorenz Steiner (nascido em 27 de fevereiro de 1861 em Donji Kraljevec, Reino da Hungria, parte do Império Austríaco, hoje Croácia; † 30 de março de 1925 em Dornach, Suíça), austríaco de nascimento, foi o fundador da antroposofia, um visão de mundo, cujo conteúdo essencial, de acordo com Steiner, é baseado em insights clarividentes sobre o que ele acredita ser um mundo espiritual real e existente (“os mundos superiores”). Depois de 1902, recebeu os ensinamentos da teosofia, como os encontrados nas obras de Helena Petrovna Blavatsky. Entre 1904 e 1910, Steiner apresentou sua própria forma de teosofia em escritos fundamentais, a qual chamou de "ciência espiritual" e a partir de 1910 também de antroposofia. O rosacrucianismo, o gnosticismo, a filosofia do idealismo alemão e a visão de mundo de Goethe também tiveram grande influência em sua elaboração.

O trabalho de Rudolf Steiner começou em Viena com a edição dos escritos científicos de Goethe, trabalho editorial em revistas e enciclopédias e trabalho como editor. Depois de colaborar na edição de Weimar das obras de Goethe e tratados filosóficos sobre epistemologia, Steiner desenvolveu os fundamentos da antroposofia em Berlim após 1900. Já no início de sua filiação à Sociedade Teosófica, cuja seção alemã chefiava desde 1902, ele representava seu próprio esoterismo de estilo ocidental com ênfase no elemento cristão. A partir de 1907, tornou-se cada vez mais independente da Sociedade Teosófica, cuja orientação oriental unilateral ele não queria seguir.

A partir de sua visão de mundo antroposófica, Rudolf Steiner desenvolveu novos conceitos para diferentes áreas. Isso inclui arquitetura antroposófica, educação Waldorf, medicina antroposófica, farmácia antroposófica, agricultura biodinâmica, euritmia e a Comunidade de Cristãos.

Veja também:

Registro dos principais acontecimentos de sua vida

Texto biográfico publicado por ocasião dos 150 anos de seu nascimento

Uma coleção de pensamentos extraídos de sua extensa obra