Área de membros

Não é membro da Sociedade Antroposófica? Conheça mais sobre a filiação à Sociedade Antroposófica, no texto logo abaixo.

Bem-vindo à área de membros

Aqui você encontrará informações de acesso exclusivo aos membros, que serão ampliadas progressivamente, com a intenção de oferecer cada vez maior transparência na relação entre a Sociedade e seus membros. Por enquanto o acesso está no ar das 5h às 23h59, horário de Brasília (GMT-3).

Antes de fazer seu primeiro acesso, leia estas instruções:

Vamos começar? Clique aqui.

Os membros da Sociedade Antroposófica

De acordo com o Estatuto de Fundação da Sociedade Antroposófica Geral (artigo 4º), “qualquer pessoa pode tornar-se membro, independentemente da nacionalidade, posição social, religião, convicção científica ou artística, que considere justificada a existência de uma instituição como o Goetheanum em Dornach como sede de uma Escola Superior de Ciência do Espírito”.

Como a independência econômica é a base de uma vida espiritual livre e criativa, a Sociedade Antroposófica e sua Escola Superior de Ciência do Espírito são sustentadas unicamente por contribuições financeiras de seus membros e amigos, e da renda gerada por meio de seus programas e atividades.

Os Estatutos da Sociedade Antroposófica fornecem informações sobre suas atribuições e sobre o foco de seu trabalho. As contribuições financeiras dos membro apoiam a Sociedade no alcance de seus objetivos e na realização criativa de suas tarefas na arte, ciência e educação.

Como tornar-se membro

A pessoa interessada em tornar-se membro da Sociedade Antroposófica deve comunicar-se, através do WhatsApp (11-98586-0586) ou por e-mail (membros@sab.org.br), com a área de membros que lhe enviará uma orientação de leitura. Após a reflexão sobre o significado de ser membro e permanecendo a intenção de se filiar, será organizada uma entrevista com um membro designado pela Direção Geral da Sociedade. No próximo passo deverá ser preenchida uma ficha cadastral e encaminhada aos mesmos canais acima, juntamente com uma cópia simples de um documento pessoal com foto para nosso arquivo. Na sequência será enviada uma solicitação de filiação do membro para a Sociedade Geral em Dornach (Suíça), onde o registro é efetivamente realizado com a emissão do “Cartão Rosa” de identificação do membro, que será enviado para o Brasil via correio e, com as assinaturas dos responsáveis na Suíça e no Brasil, encaminhado ao novo membro.  No caso de um membro solicitar seu desligamento ou falecer, seu “Cartão Rosa” deverá ser devolvido à secretaria de membros da Sociedade Antroposófica. 

Em casos excepcionais, um membro pode ser vinculado diretamente ao Goetheanum como 'membro individual'. Este último caso pode ser razoável para pessoas que mudam frequentemente de domicílio ou não conseguem manter uma ligação a um grupo local. Nesse caso, deve dirigir-se diretamente ao escritório de serviços aos membros do Goetheanum.