Edição atualizada em 2 de outubro de 2025
Edição atualizada em 2 de outubro de 2025
Queridas e queridos leitores,
"Mas, ora vez, eu pressentia: que do demônio não se pode ter pena, nenhuma, e a razão está aí. O demônio esbarra manso mansinho, se fazendo de apeado, tanto tristonho, e, o senhor para próximo - aí então ele desanda em pulos e prezares de dança, falando grosso, querendo abraçar e grossas caretas - boca alargada. Porque ele é - doido sem cura. Todo perigo."
João Guimarães Rosa, em o Grande Sertão: Veredas
Dando continuidade ao tema dos desafios da atualidade, o olhar desta edição se volta para a aliança de Micael com o ser humano, passos que ele acompanha desde o início dos tempos e permanecerá conosco até nos tornarmos a décima hierarquia espiritual.
Veredas constantemente ameaçadas por Lúcifer e Arimã, que buscam nos apartar do caminho de liberdade no aprendizado do amor.
Retomamos assim algumas questões apresentadas no Congresso Antroposófico Micael¹, contribuições que podem levar a uma ampliação de nossa consciência e senso de responsabilidade na construção deste futuro, a partir da percepção da missão de Micael para o desenvolvimento da humanidade.
Fica também o convite para a apreciação das imagens das janelas coloridas do grande salão de conferências do Goetheanum² e para a escuta do conto criado pela Seção de Jovens no Brasil.
A jornada é bela e árdua: buscar o autoconhecimento, vivenciar a realidade material conectada às nossas origens espirituais e desvelar os enigmas da essência e existência humanas.
Boa leitura!
Com os cumprimentos da equipe editorial,
Sonia A.S. Teixeira
Diretora Social e de Comunicação da Sociedade Antroposófica no Brasil
¹ Realizado pela Sociedade Antroposófica no Brasil em três módulos: nos dias 28 a 30 de março; 20 a 22 de junho; e 26 a 28 de setembro de 2025.
² Edifício sede da Sociedade Antroposófica Geral em Dornach, Suíça.
Agradecemos a disponibilidade e a dedicação dos membros e amigos da Sociedade Antroposófica que contribuíram para essa edição.
Grupo Editorial e Projeto Gráfico: André Domínguez, Cláudia Lessa, Lin Nogueira e Sonia A.S. Teixeira
Contato: comunicacao@sab.org.br
Janela Oeste - Vitral Vermelho
“A beleza aqui é como se a gente a bebesse, em copo, taça, longos, preciosos goles servida por Deus. É de pensar que também há um direito à beleza, que dar beleza a quem tem fome de beleza é também um dever cristão.”
João Guimarães Rosa, na “Caderneta nº 5” - Acervo Fundo JGR - IEB/USP
Imagens da edição: As imagens que ilustram esta edição de ECOS são reproduções digitais dos vitrais do Goetheanum disponibilizadas por Claudia Lessa e Isabela Soares, membros da Sociedade Antroposófica no Brasil. Se tiver conhecimento de algum direito que não foi mencionado, por favor entre em contato com: comunicacao@sab.org.br